quinta-feira, 21 de outubro de 2010

R&B contemporâneo, anos 80.

O R&B contemporâneo é um gênero musical, derivado do Rhythm and Blues (ritmo e blues) tradicional, tem um estilo de produção eletrônico, a base é feita numa caixa de ritmos, o uso de riffs (base harmônica de músicas de jazz, blues e rock.) de guitarra dão a canção de um toque de rock and roll, o uso do solo de saxofone acrescentam um toque de jazz (muito comum em canções de R&B anteriores ao ano 1993), e um suave e exuberante estilo de arranjo vocal. Também é comum o uso de batidas de inspiradas em hip-hop.
Escutamos nas rádios, e nem passa pela nossa cabeça a grande historia por trás de uma música. AMO muito, muito, muito esses tipos de música, na época trazia uma tematica diferente no mundo da música, tudo era muito certinho, e a avalanche de ritmos em uma música só.


Cantores e Bandas:
- Michael Jackson, Prince , Lionel Richie, Stevie Wonder, Marvin Gaye, Whitney Houston e Janet Jackson, Jackson 5, Ray Charles, James Brown, Luther Vandross, e etc.

Dica de Filmes: Dreams Girls (além de ser baseado numa historia real, as musicas, as backs, o ritmo - r&b- e são demais :D, e como eles tinham que inovar na época), Ray Charles (conta a historia do cantor diria TRÁGICO - momento seu Homar - mais muito legal e a varios exemplos de ritmos).


">

(Uma música para ouvir? hahahahaha³)

Ps: Que eu saiba nasci na decada de 90, então qualquer espanto com meu gosto musical de gente "velha", é apenas criação (com gente velha, rs.) .

3 comentários:

  1. Esqueci de Tina Turner, ela é fantastica :D

    ResponderExcluir
  2. Nossa May me surpreende com estes post muito rico!Eu aprendi muito nem imagina o que era R&B mais agora já sei graças a vc \o/
    amei miga!!!e O gosto pela música não é de gente velha rum ¬¬ quase sai dançando aqui no meu quarto com a música do vídeo ^^ ameiiiiii

    Parabéns ♥

    ResponderExcluir
  3. Obg. tami,
    muitas pessoas confundem com RBD! nada a ver, mais na verdade poucas pessoas sabem mesmo, por isso acho que devia ter aulas de musica na escola hahahaha;

    ResponderExcluir